Inbound Marketing e Outbound Marketing: qual a diferença?

Inbound Marketing e Outbound Marketing: qual a diferença?

Inbound Marketing e Outbound Marketing: Você sabe a diferença entre os dois?

 

Confira quais as principais diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing. Caso você não esteja familiarizado ainda nesse assunto, Entenda aqui o que é o Inbound Marketing

 

Inbound Marketing ou Marketing de Atração:

Inbound Marketing, também conhecido como “novo marketing”, é toda estratégia de marketing baseada em ganhar o interesse de um determinado público alvo, através do compartilhamento de conteúdo agregador. O cliente em potencial busca ou se interessa pelo material publicado, fornece seu contato para manter-se atualizado e inicia uma relação com a marca.

Visto como “Marketing de Permissão”, o Inbound Marketing busca conseguir a permissão do usuário para mostrar a ele seus conteúdos, já que o usuário tem controle e liberdade para escolher qual conteúdo receber entre os diversos canais.

 

Métodos de se Aplicar o Inbound Marketing:

SEO, redes sociais, blogs, email marketing, ebooks, whitepapers e webinars são algumas das maneiras mais utilizadas para fazer a divulgação do conteúdo para seu público alvo.

Custo – Por ser feito através de mídias gratuitas ou com valores mais acessíveis, o custo de produção do Inbound Marketing é consideravelmente baixo.

Resultados – Os resultados do Inbound Marketing aparecem numa velocidade de médio a longo prazo, já que um dos principais métodos usados é o SEO, desta forma, os produtos demoram mais para chegar à primeira página de resultados.

Valor agregado – O Inbound Marketing trabalha diretamente com a educação do mercado e o compartilhamento de soluções e informações úteis, agregando muito mais valor para os consumidores do que anúncios outbound, por exemplo, que simplesmente querem vender seus produtos e serviços.

Inbound Leads – Os Inbound Leads são gerados a partir do momento que disponibilizam suas informações para receberem os conteúdos de seus interesses. O cliente em potencial se atrai pelo material publicado, fornece seu contato e inicia uma relação com a marca. Assim, o Inbound Marketing fideliza e converte em vendas.

ROI – Qualquer empresa que investe em marketing digital, tem o ROI (retorno sobre investimento) como foco de toda estratégia, já que trabalha para obter resultados positivos.

Dependendo da execução das iniciativas, o ROI do Inbound Marketing costuma ser mais elevado, pois o valor investido é menor e o possível cliente já está em contato com seus produtos, por usufruir do seu conteúdo.

 

Inbound Marketing e Outbound Marketing: qual a diferença?

 

Outbound Marketing “velho marketing”

Outbound Marketing, também conhecido como “velho marketing”, é toda iniciativa de comunicação onde a empresa interrompe o que o consumidor está fazendo para exibir e vender seus produtos e serviços.

Visto como “Marketing de Interrupção”, a empresa está no controle, aparece para vender na hora que ela deseja e não necessariamente quando o consumidor quer comprar.

Métodos:

Publicidade na TV e rádio, mídia paga online, AdWords, banners, outdoors, telemarketing, eventos, prospecção ativa, etc.

Custos – Normalmente, o Outbound Marketing envolve mídia paga, então os custos precisam ser um pouco superiores para dar algum retorno e fazer sentido o investimento.

Resultados – O Outbound Marketing traz resultados mais rápidos, devido ao alto investimento. Por exemplo, com o AdWords, a empresa pode ser vista instantaneamente na primeira página de resultados, porém necessitam constantemente de uma verba para mante-los ativos.

Outbound Leads – Os Outbound Leads são captados por meio de sistema de prospecção ativa, depois há o contato com esses clientes em potencial, reuniões para apresentações de produtos, orçamentos, brindes, etc.

ROI – O ROI do Outbound Marketing normalmente é menor porque seu investimento é maior e atinge mais pessoas, mas não necessariamente pessoas interessadas no produto.

Acabamos de mostrar algumas diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Dizem que Inbound Marketing é a melhor forma de gerar leads para as empresas… Você concorda? Já descobriu qual é a melhor estratégia para sua empresa?

Esperamos ter te ajudado. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos e até a próxima!

Sobre essa publicação:
Postado em: 9 agosto 2018 | por optimoadmin
Categoria : Inbound Marketing, Outbound Marketing
Tags: , , ,